9.3.04

Quejos e ratos
Carne de búfalo, avestruz e cordeiro. Cogumelos shitake e shimeji. Salmão, truta e badejo. Camarões, queijos franceses e vinhos italianos. Tortillas mexicanas, pimentões em conserva, berinjelas e cuscuz marroquino. Fatias finas de carpaccio com mostarda. Alcaparras e alcachofras. Flores e frutos, talos e folhas. Das frutas exóticas até a simples jabuticaba, tudo perto dos olhos e longe do bolso. O consumidor glutão sente-se como uma criança babando em uma loja de brinquedos.

As lojas de comidas finas atraem pelo belo visual. Vinhos e queijos bem arrumados, conservas coloridas. Queijos gigantes, daqueles que fazem qualquer mortal querer ser um ratinho e ficar ali dentro roendo tudo, só acabar quando a barriga estiver bem redonda de cheia. Aqueles enormes buracos, não tenha dúvida, são feitos por esses consumidores-ratos, apenas com o olhar.

Aí o glutão continua a sua peregrinação atrás de algum pacote de massa italiana mais em conta. A atividade é árdua e ele quase desiste. Enquanto isso, experimenta aqui e ali uma amostra grátis e pensa: "Esse é um horário bom para vir aqui". Compra um iogurte e um pacote de biscoitos, para cumprir o prazer da compra, feliz da vida. O sabor? Melhor impossível.

No comments: