17.3.04

Gorduras e sabores
Ao experimentar um prato novo, parto do princípio que não existe comida ruim. Existe, sim, comida mal feita. Os estudiosos dizem que os nossos gostos são estabelecidos pela nossa experiência, pela bagagem cultural que cada um carrega. Tentando acreditar nisso, busco experimentar cada prato desconhecido como um novo universo a ser explorado.

Atualmente, por conta de cuidados com a saúde e com a estética, as pessoas procuram evitar as comidas "pesadas", ou seja, gordurosas: feijoada, rabada, sarapatel, vatapá, moqueca, etc. O problema é que os pratos quase sempre são mal preparados, com gordura excessiva.

São os temperos que dão gosto a um prato. Não adianta entupir uma feijoada de gordura, se não estiver bem temperada, nunca ficará saborosa. E os temperos são todos de origem vegetal. A gordura, no entanto, ajuda a dar textura macia em alguns alimentos. O abará é mais macio que o acarajé, pois a gordura está entranhada em toda a massa, não somente na superfície, como é o caso do bolinho frito.

Quando se pergunta qual a comida que as pessoas não gostam, muita gente afirma: jiló. O coitado do jiló é tido como exemplo de mau sabor, por causa do amargor característico. Pois até o jiló pode ficar saboroso. Ouvi falar que tem gente que o prepara frito, em pequenas fatias. Dizem que fica crocante e perde totalmente o amargor.

No comments: