21.3.04

Bodes, avestruzes e outros bichos
Na orla de Salvador, bem em frente ao mar de Itapuã, um restaurante anuncia carne de bode e de avestruz. Ansiando experimentar a carne daquela ave que parece um animal pré-histórico, deixo de lado o regime vegetariano que faço durante a semana e vou atrás dos bifes.

O restaurante é simples, teto coberto por telhas de metal. A cozinha é anunciada como sertaneja, por conta da variada opção de pratos com carne de bode. O avestruz (ou a avestruz, tanto faz) está sendo aos poucos incorporado ao paladar sertanejo, pois a cultura tem se adaptado bem ao clima do Nordeste.

Para servir de tira-gosto, ou mesmo como refeição completa, há dois pernis inteiros, um de porco, outro de carneiro, que ficam à disposição dos clientes. Em suportes de metal, como jamón espanhol, para o corte em pequenas fatias e o deleite dos consumidores.

A carne da avestruz parece carne de boi. Escura, fibras grossas, mas muito macia. Parece um bife comum. Antes de experimentar, pensava que a textura era mais próxima da carne de ave. O sabor também não me surpreendeu. Os petiscos de porco e carneiro estavam mais saborosos. Quero acreditar que ainda vou experimentar ou preparar o avestruz para ter um resultado melhor.


O restaurante também funciona como bar. É aí que vem a parte mais saborosa da história. O bar se chama "Coquetel Carmem Miranda" e tem um poster da cantora pendurado, bem junto das fotos de bodes que se espalham pelo recinto. Abaixo do poster, um pequeno globo elétrico gira espalhando luzes multicoloridas. Na parte superior de uma das paredes, há coletes de couro e bainhas de facão penduradas, para não deixar dúvida do clima sertanejo do local.

Há uma TV pendurada, exibindo DVDs com shows de Gonzagão e Gonzaguinha e clips de axé music. Ao lado um cartaz: "Sua presença aqui é muito importante". Na parede atrás da TV, para dar o toque cosmopolita, há um poster das três panteras: Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu. As panteras estavam de olho, prestes a atacar os bodinhos. Ah, para não esquecer, em cima da TV, tinha um brinquedinho de bolas coloridas que ficava girando, para um lado e para o outro. Que tal?

No comments: