21.5.04

Acordeon, sanfona ou concertina

Ele é advogado, costuma chefiar outros advogados. Natural do sertão do interior de Bahia. Terra de fluidos musicais e do forró de raiz, aquele que nos últimos tempos andam chamando de pé-de-serra. No papel de advogado, é sério, compenetrado, disciplinado e respeitado. Foi com esforço e dedicação que galgou a carreira do Direito.

Garoto de família simples, mas organizada, com sacrifício ele foi para a cidade grande estudar. Morou em "Casa do Estudante" e república. Penou, passou apertado. A sanfona sempre presente, desde a adolescência, sua diversão e seu relax. Ele se formou, fez concurso público e se dedica às leis.

Mas é nos finais de semana que emerge aquele que lhe dá equilíbrio. O músico que deixa fluir da sanfona o néctar dos deuses: o mais puro som do forró. A sandália de couro ocupa o lugar do sapato social, tradicionalmente usado no trabalho. O terno sai de cena, entra a calça simples e a camisa de manga curta.

O forrozeiro toma conta. Parece uma possesão. Sanfona em punho, zabumba e triângulo segurando bem, a animação vem a galope. É festa que dura a noite toda. Para manter a energia lá em cima, um gole ou outro de licor, cerveja ou pinga de boa qualidade.

A festa termina, é hora de dormir. Espírito sertanejo satisfeito, é hora de recompor as energias para encarar a semana de trabalho. Petições, laudos, inquéritos, processos, requisições, causas. Ambiente pedante e prepotente. O maior trabalho é lidar com os egos inflados dos doutores da lei.

Herdeiros dos escribas, únicos detentores do conhecimento impresso, que eram considerados os grandes sábios. Deles herdaram o palavreado rebuscado, quase indecifrável. Aos poucos, vão perdendo espaço na sociedade digital, à medida que o conhecimento se dissemina e a burocracia dos documentos diminui.

O advogado forrozeiro anda na trilha correta, pelo menos a que indica o seu coração. Imune às verborragias e aos palavreados difíceis, tem fé no ser humano e na celebração da alegria. É nos finais de semana que seu coração pulsa com mais vigor.

No comments: