14.5.04

Esconde-esconde
Gato adora caixa de papelão, qualquer uma. De televisão, de panela, de sapato. De qualquer produto novo que entra em casa. O gato pula dentro da caixa e fica arranhando as unhas no papelão. Ele gosta de ficar olhando de dentro para fora, esticando as orelhas, os olhos amarelos e o focinho. Disposto a brincar, avançando as patas para dar susto em quem se aproxima. Sim, gato gosta de assustar.

O gato fica embaixo do sofá, encondido pela beira da manta. Quando alguém passa, ele estica as patas rápidas para assustar. Não é para arranhar ou agredir. Canso de tomar sustos. Ás vezes ele fica no assento da cadeira, embaixo da mesa da sala. Quando vou passando por perto, lá vem aquele movimento rápido da pata. É susto na certa. Parece que o gato fica dando risada. Algumas vezes sei que ele está ali e passo devagarzinho, só para vê-lo tentar me dar susto.

Gato adora entrar dentro de qualquer armário ficar lá quietinho, escondido. Quando alguém se esquece e fecha a porta, ele fica lá miando, para que alguém abra. Outro dia, eu estava no computador e ouvindo aquele miado bem distante. Comecei a procurar o gato pela casa - e nada. Comecei a imaginar - pesadelo dos pesadelos - que o gato havia se jogado janela abaixo. Fui procurando, procurando. O gato estava dentro do armário da cozinha, embaixo da pia, junto das panelas. Miando pela liberdade.

No comments: