28.5.04

Escolhas
Um amigo está em crise profissional. Mal entrou em um daqueles empregos públicos e já está insatisfeito. O cara é talentoso, um profissional da arte, formação superior. Mas, como grande parte dos artistas, vivia o velho dilema: cadê o dinheiro no início do mês?

Então ele estudou, fez concurso, passou e está trabalhando. O salário é pequeno, suficiente para não sobrar nada no fim do mês. O serviço não tem nada muito interessante. E, pior de tudo, o trabalho artístico foi deixado de lado. Ele pensa em voltar.

As aspirações de ter veículo, apartamento e independência financeira fazem parte do imaginário de todos os profissionais. Assalariados, liberais ou que tem na arte o seu ganha-pão. E, no Brasil, esse mínimo que se deseja, é cada vez mais difícil.

Pode-se até ter um emprego, achando que está salvo das tempestades. Mas não está. As empresas vivem dando reviravoltas. As pressões vêm de todos os lados. O dinheiro é curto. Nunca é fácil, tanto para quem é autônomo, quanto para quem tem um salário.

Em qualquer escolha que fazemos, ganhamos algumas coisas e perdemos outras. Aí reside um dos nossos grandes desafios - e uma grande conquista. Feita a melhor escolha, de acordo com o coração, fecha-se os olhos para o que se perdeu. Torço para que o rapaz volte para a arte.

No comments: