27.5.04

Mau tempo
A poluição atmosférica vai aumentando a temperatura ambiental a tal ponto que as calotas polares começam a derreter, esfriando as correntes marítimas quentes que mantêm as temperaturas amenas do hemisfério norte. Por causa da mudança climática, começam a ocorrer furacões, granizo, nevascas e frio glacial. Em O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow, EUA, 2004), é esse o cenário pouco encorajador para o futuro terrestre.

Dirigido por Roland Emmerich, de Independence Day e Godzilla, o filme traz Dennis Quaid no papel de um cientista que alerta o governo para os efeitos maléficos da poluição. É uma crítica à posição política americana, resistente às normas do Tratado de Kyoto, que rege a redução das emissões de poluentes no mundo. A série de destruições faz o filme lembrar aqueles antigos exemplares do cinema-catástrofe, como Inferno na Torre e Terremoto.

Em busca de temperaturas suportáveis, os americanos vão se deslocando para o sul do país, até atravessar a fronteira com o México. A ironia é que o acesso só é permitido depois do perdão da dívida externa do Terceiro Mundo. Seria o ponto positivo da catástrofe.

No comments: