11.5.04


Cores
O local em que trabalho, no oitavo andar de um prédio da Avenida Sete de Setembro, em Salvador, tem uma bela vista do pôr-do-sol na Baía de Todos os Santos. A depender da estação do ano, as cores mudam, variando a mescla do azul, prata, dourado, alaranjado, chegando ao vermelho que lembra o poente do cerrado, no centro do país.

O pôr-do-sol do verão é o mais belo de todos. Na Barra, no finalzinho da Baía de Todos os Santos, o sol se torna uma bola enorme, de contorno delimitado. Um espetáculo, já cantado por Baby Consuelo na época dos Novos Baianos. "Quando o sol se põe, vem o farol, iluminar as águas da Bahia". Lembrança de uma época em que o Farol da Barra amontoava hippies cabeludos, dispostos a gastar o tempo tranquilamente observando os espetáculos da natureza.

Em Salvador, a região da Avenida Contorno, Gamboa, Aflitos, Rua dos Ingleses, além dos prédios mais altos no Centro da cidade, têm o privilégio da bela visão da Baía e seu pôr-do-sol. O Hotel Clock, na região do Largo Dois de Julho, que um dia teve muito charme e hoje é conhecido como motel das criaturas noturnas que perambulam pela Avenida Carlos Gomes, tem uma vista fenomenal, quase debruçada sobre águas tranquilas.

A Avenida Contorno, Gamboa e Aflitos formam uma região até algum tempo decadente e pouco valorizada. O contexto está mudando. Vários empreendimentos comerciais e turísticos voltam a se instalar no local, aumentando o preço dos imóveis.

A desvantagem de quem mora por alí é que a visão da beleza das águas contrasta com o calor que faz nos imóveis, em grande parte voltados para o poente. Mas nada que um bom ar-condicionado não resolva.

No comments: