18.5.04



Memória deletada
Em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (EUA, 2004) Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formam um casal que não deu certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Joel descobre e decide também se submeter ao tratamento. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar a ex-namorada na memória de situações nas quais ela não esteve presente, inclusive na infância.

O roteirista Charlie Kaufman (de Quero Ser John Malkovitch) fez um trabalho bem inteligente, construindo uma história reúne amor, humor, filosofia e ficção científica. Em boa parte da projeção, o roteiro alterna as cenas da memória e o trabalho do médico e técnicos. Passado e presente se misturam, o que exige bastante concentração do espectador para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.

Apesar de classificado como comédia romântica, o humor é esporádico em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, título retirado de um poema. Situa-se basicamente nas cenas do trabalho bizarro dos técnicos no apagamento. No elenco estão Mark Ruffalo, Kirsten Dunt e Elijah Wood (de Senhor dos Anéis)



No comments: