29.7.04

Alerta

Caramba. Um amigo meu foi assaltado em plena luz do dia nas escadarias de um edifício comercial de grande movimentação: o Fundação Politécnica, na avenida Sete, centro da cidade. Ele havia ido ao dentista, o elevador estava demorando de chegar, ele achou que estivesse quebrado e resolveu descer pelas escadas. Foi abordado por dois rapazes que portavam um revólver. Os assaltantes levaram relógio, celular e o dinheiro que estava na carteira.

O meu amigo ainda teve o bom senso - e a coragem - de negociar com os ladrões. Ele pediu para que não levassem os documentos que estavam na carteira. E não deixou que carregassem o seu tênis, que não era lá grande coisa, segundo ele. Disse que não ia ficar andando de pé no chão pelo centro da cidade. Nada como já ter tido a experiência de ter sido assaltado outras vezes, se é que isso vale alguma coisa. Os ladrões procuravam avidamente por algum cartão de crédito. Não encontraram, deixaram a carteira jogada alguns andares mais abaixo.

Os ladrões ainda queriam levar as chaves do carro, no que foram alertados pelo meu amigo: "Tem seguro". A explicação - eu não sabia disso - é que as seguradoras financiam as buscas da polícia de carros roubados. Acho que os assaltantes já sabiam disso. A procura por cartão de crédito deve ter sido para chegar na loja mais próxima e comprar um tênis novo, desses caríssimos que poucos dos trabalhadores assalariados andam ousando comprar. Não acredito que esses fdps passem fome em casa. Podem até já ter passado, mas quem tem energia para andar empunhando um revólver para cima e para baixo, com certeza tem capacidade para trabalhar, não tem desculpa para roubar.

É esse o nosso pacífico e cordial país. Cuidado ao andar no centro da cidade.

No comments: