18.7.04

História do Teatro

Terminei de ler o livro Introdução ao Teatro ( Ed. Vozes, 2003, 183p.), da atriz, dramaturga e professora de teatro Monah Delacy. Para quem não sabia, como eu, ela é a mãe da atriz Christiane Torloni. A autora cursou a primeira turma da Escola de Arte Dramática, em São Paulo, em 1948.

Com longa carreira no teatro e na TV, Monah Delacy é também formada em Biblioteconomia. No livro, ela faz um breve apanhado do teatro ao longo da história, desde os gregos até o teatro brasileiro pós-ditadura. Em formato de aulas, como se fosse um dos cursos que ela ministra.

O livro é superficial, claro, pois é somente a introdução à arte milenar do teatro, mas suficiente para situar o leitor cronologicamente na ambiência teatral e dar provas da sua importância enquanto arte e meio de comunicação. É um ponto de partida para entender melhor a magia do teatro, sob a ótica apaixonada da atriz. No entanto, por conta de alguns probleminhas de revisão, algumas vezes o texto fica um tanto confuso. A revisão, gramatical e de estilo, é mais do que necessária.

A autora se deteve muito tempo na parte da Antiguidade, dos gregos, ainda que isso seja muito importante. A melhor parte do livro é sobre o teatro brasileiro. O texto foi escrito por alguém que efetivamente viveu muito do que foi citado e que parece ainda ter muito a relatar. Seria muito útil que ela concentrasse esforços para contar mais de uma época muito rica em termos teatrais. Talvez em um outro trabalho.

São interessantes as fontes de consulta e, portanto, indicações de leitura para quem deseja se aprofundar no assunto: Moderno Teatro Brasileiro, de Gustavo A . Dória; Panorana do Teatro Brasileiro, de Sábato Magaldi; O Anjo Pornográfico, de Ruy Castro (sobre Nélson Rodrigues).

No comments: