1.7.04

Sob o Sol da Toscana

Depois do divórcio, Frances (Diane Lane, de Infidelidade), uma escritora americana, faz uma excursão turística pela região da Toscana, na Itália. Disposta a mudar de vida, compra uma casa antiga no local. Reforma do imóvel, adaptação aos novos costumes, novos amigos e a expectativa de um relacionamento entram na agenda da recém-chegada. É o cenário de Sob o Sol da Toscana (EUA, 2003), dirigido por Audrey Wells e inspirado no livro homônimo da escritora Frances Mayers.

O filme faz um breve retrato do interior da Itália, com suas tradições religiosas, culinária, arquitetura e belas paisagens. O roteiro tem passagens inteligentes e humor leve, que não cai em clichês bobos. O filme brinca com algumas referências ao cineasta Federico Fellini, o que confere boas cenas. Uma comédia romântica acima da média das americanas, que não cai na obviedade de um final feliz. Pelo menos a curto prazo.

Outra opção de título para o filme poderia ser "Uma americana na Toscana", já que fica clara certa perplexidade dos americanos frente a costumes diferentes. Parece que eles só conseguem absorver facilmente a culinária e as roupas de griffes italianas.

Frances vai percebendo as dificuldades em conquistar um novo relacionamento. Aos poucos, ela se dá conta que o bem-estar pode estar contido em uma teia de relacionamentos de amizade, e não somente em um amor. Então fica mais fácil na Toscana, pela proximidade entre as pessoas em uma cidade pequena. Situação diferente da solidão de uma cidade grande.

No comments: