30.7.04

Do jornalismo cultural

Depois de cursar uma faculdade de Jornalismo, percebo que uma das atividades mais difíceis é a crítica cultural bem-feita. Trata-se de tentar exprimir uma idéia, tentando decifrar aquilo que foi visto, lido ou ouvido. Á facilidade de não ter que sair em busca das fontes, para fazer uma investigação, contrapõe-se a necessidade de embasamento teórico - pelo menos de boa quantidade de informações - e uma certa sensibilidade ou aproximação do tema.

O jornalista que trabalha com fatos e notícias tem, a depender da situação, dificuldade de obter dados sobre um assunto. Mas, quando consegue, e por ter fatos concretos à sua frente, a escrita, quase sempre em forma de narrativa, tem mais facilidade.

Já a crítica cultural tem que varrer todos os aspectos apresentados pelos produto cultural, tem que relacionar esses aspectos com a atualidade e relacionar o produto cultural com outros eventos semelhantes, para não ser acusado de meramente opinativo. É muito fácil cair no achismo do "gostei" ou "não gostei".

Se não me falha a memória, acho que foi João Ubaldo Ribeiro que relatou em uma de suas crônicas que morre de medo de fazer crítica literária. Tem receio de fazer mau juízo e prejudicar a carreira de alguém. Olha que responsa...

No comments: