15.7.04

Welcome to Canada
Amigos meus, daqui de Salvador, que foram tentar a vida no Canadá, tiveram a notícia tão esperada: foram contemplados com o visto de permanência. Em menos de dois anos no país, eles conseguiram o que muitos levam muito mais tempo, mais de cinco anos. Quando conseguem.

Segundo informam os novos canadenses, naquele país há oportunidades de trabalho para quem tem nível superior e pelo menos 5 anos de experiência em sua área de atuação. O governo canadense disponibiliza 3.000 vagas por ano para brasileiros desse quilate, pois o país tem uma taxa de crescimento populacional baixíssima. E, ainda assim, no ano passado só metade dessas vagas foi preenchida.

Apesar de eles não terem ido com contratos de trabalho previamente combinados, todos estavam trabalhando por lá, em bons empregos, mesmo sem possuírem o visto definitivo.

O melhor do visto de permanência é poder entrar e sair no país sem problemas, quando houver vontade. Agora eles estão loucos para visitar Salvador para matar as saudades. É bacana poder passar a vida alternando entre nações.

Quem sabe um dia eu também irei para o exterior. Não penso em ir para ganhar dinheiro. Bastaria o suficiente para me manter com conforto. Adoraria a vivência cultural, estudar, conhecer os hábitos, a história de outros países. E a partir daí escrever e descrever as minhas impressões da nova terra e as lembranças da terra natal.

Não gostaria de ir para me matar de trabalhar, o dia inteiro. Gostaria de somente ter compromisso em meio período, para ler e escrever o restante do tempo. Porque isso eu já tenho por aqui.

No comments: